Banner CelularBanner PC

Projetos do Executivo são aprovados em sessão ordinária

Projetos do Executivo são aprovados em sessão ordinária

A sessão ordinária desta terça-feira (25) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul contou com projetos aprovados do Executivo, entre outras discussões. Nesta reunião, as vereadoras Cátia Friedrich e Terezinha Dybas estavam ausentes por motivo de viagem.

Três pedidos de certificados de regularidade passaram por discussão única e votação: o da Sociedade Atiradores 23 de Setembro, Grupo Teatral Arno Fendrich e Associação Pumas de Futsal. Todos foram aprovados. “Essas entidades já possuem certificados e agora passarão por renovação. Todas elas procuram fazer o bem pela nossa sociedade e mostrar um trabalho de qualidade”, disse a vereadora Zuleica Voltolini, sendo favorável pela aprovação. O vereador Vilson da Silva também contribuiu à discussão, lembrando o que citou na reunião das comissões permanentes. “É importante que essas associações tenham os certificados em dia para que o poder público possa repassar verbas”, afirmou.

Entraram em segunda discussão três projetos de lei, todos do Executivo. Um deles é o 26/2025, que visa abrir um crédito especial para pagamento do Prêmio Educar, um meio de incentivo aos profissionais da rede municipal de Educação, que acontecerá em novembro deste ano. Como o projeto foi aprovado por unanimidade, o valor de R$ 15 mil será destinado à Secretaria de Educação para o desenvolvimento da premiação.

Outro projeto aprovado foi o 28/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial para cobrir as despesas de pessoal relacionadas aos contratos de terceirização. O documento afirma que, por conta da saída de uma servidora que ocupava o cargo de auxiliar de serviços no Instituto de Previdências de São Bento do Sul (Ipresbs) e à falta de um concurso público válido para preencher a vaga, será necessário contratar uma empresa para fazer a limpeza do imóvel do Instituto. “O valor de transferência é de R$ 50 mil”, citou o vereador Joelmir Bogo.

Primeira discussão

Três projetos passaram por primeira discussão nesta sessão, dois do Executivo e um do Legislativo. O projeto vindo da Casa de Leis é o 13/2025, de autoria do vereador Rodrigo Vargas, pede a publicação do currículo profissional de todos os agentes políticos e ocupantes de cargos comissionados do Poder Executivo no portal oficial da Prefeitura de São Bento do Sul. Para conhecimento da população será necessário o nome completo do ocupante do cargo, formação acadêmica e experiência profissional especialmente relacionada ao cargo ocupado. O vereador Joelmir Bogo pediu vistas do projeto por dois dias, a fim de estudá-lo de forma aprofundada e sanar dúvidas.  Os vereadores votaram favoráveis ao pedido, que será discutido na próxima sessão, na quinta-feira (27).

Participaram da Palavra Livre os vereadores Joelmir Bogo, Gilmar Pollum, Rodrigo Vargas, Zuleica Voltolini e Luiz da Luz.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *