Protocolo amplia segurança para vítimas de violência
Nesta quarta-feira, dia 17, o Comitê Gestor da Escuta Especializada realizou uma apresentação e assinatura do protocolo voltado para a proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em São Bento do Sul, o qual teve duas modificações. O evento ocorreu no Fórum da Comarca do município e contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, da vereadora Terezinha Maria Dybas, e da assessora Carla Nunes, representando a vereadora Karen Lili Fechner.
O protocolo tem como principal objetivo estabelecer os fluxos de atendimento específicos para crianças e adolescentes nessa situação, sendo um guia fundamental para fortalecer o trabalho em rede. Ele busca instrumentalizar os profissionais das diferentes instituições e políticas sociais envolvidas, melhorando a comunicação e a cooperação entre todos os órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos.
Uma das alterações é o horário de atendimento, que será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, com tempo integral dedicado à escuta especializada, e com sobreaviso disponível nos demais dias e horários.
A outra modificação diz respeito ao sigilo das informações compartilhadas e aos recursos disponíveis. O protocolo determina que apenas informações estritamente necessárias sejam compartilhadas, permitindo gravações de áudio ou vídeo que devem ser apagadas em até 30 dias.
A Escuta Especializada, componente essencial desse protocolo, é conduzida por profissionais da rede de proteção do município, visando acolher de maneira cuidadosa e respeitosa as vítimas ou testemunhas de violência, proporcionando um ambiente seguro para que possam relatar suas experiências de forma livre e segura.