Raio-X da Política
Pod Cast Palavra Livre
Nesta quarta-feira 8, os convidados do Pod Cast Palavra Livre, são o prefeito de São Bento do Sul Antonio Joaquim Tomazini e a vereadora Terezinha Dybas. O programa como sempre levantará questões pertinentes da administração pública municipal, não perca.
Cidadãos Honorários
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, estará fazendo uma grande homenagem a ex-vereadora Clélia Roesler e o professor e historiador Antônio Dias Mafra, com o titulo de Cidadão Honorário. A proposta, partiu das vereadoras Zuleica Voltolini, Carla Hofmann, Karen Lili e Terezinha Dybas.
Suplentes
Assumiram nesta segunda-feira na Sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, os suplentes Junior Veiga MDB no lugar da vereadora Karen Lili e Jucélia Dreschler Zotz Cidadania, no lugar do vereador Darlan Guliani, ambos pelo período de 30 dias.
Pavimentações e Calçadas
Os vereadores de São Bento do Sul Adriano Reinhardt e a vereadora Carla Hofmann, cobraram o descaso com dinheiro público nas obras de pavimentações e calçadas, especialmente na avenida Antônio Kaesemoedel e Estrada das Neves. Conforme os vereadores, as obras são feitas de má qualidade pelas empreiteiras onde o grande descaso esta na fiscalização.
Lei Orçamentária Anual
O Município de Campo Alegre dispõe sobre a publicidade da Audiência Pública, para dar cumprimento ao disposto na Constituição Federal e no inciso I do artigo 48 da Lei Complementar Federal nº 101/2000, e convida para Audiência Pública para apresentação da LOA – Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2024. Data: 09 de novembro (quinta-feira), Horário: 17h15, Local: Plenário Ladislau Laska da Câmara Municipal de Vereadores.
Áudio
Tentei assistir a sessão da Câmara de Vereadores de Monte Castelo nesta segunda-feira, sem condições, o áudio péssimo, parece que não querem que os munícipes entendam nada, ainda mais quando esta sendo discutido um projeto de grande impacto. Lamentável este problema que já poderia ter sido resolvido no inicio desta legislatura.
LDO de Monte Castelo
O projeto de alteração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), apresentado e votado pelos vereadores de Monte Castelo nesta segunda-feira, deverá gerar um grande impacto nas finanças públicas do municipio. A escassez de recursos já é grande e com mais esta situação poderá piorar e muito. Espero que agora os vereadores como contrapartida, consigam trazer recursos significativos para municipio e não somente onerar a maquina pública.
A favor do Veto
Somente a vereadora Clevia Massaneiro Pelchebiski votou favorável ao veto do prefeito contra a alteração da LDO que beneficiaria a Câmara de Vereadores com mais recursos, o vereador Joelcio absteve seu voto, os demais votaram pelo aumento de recursos para o legislativo.
Fornecedores
A vereadora Natanieli Schereiner PT, alertou na Sessão da Câmara que a prefeitura de Santa Terezinha não está conseguindo honrar o pagamento com alguns fornecedores e que alguns deles já começaram a chiar. Ano passado foi deixado uma divida de mais de R$ 350 mil pela prefeitura, que só pode ser paga em 2024, após aprovação dos vereadores e parece que novamente a cena irá se repetir, pois atrasaram até o pagamento dos servidores.
Tribuna Livre
O assessor jurídico do legislativo de Santa Terezinha Dr, Everson Varella, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre as duas situações de desvio de dinheiro público que ocorreram no municipio, ambos envolvendo o prefeito Genir Junckes. Dr. Varella falou com propriedade sobre o tema, onde disse que já teria denunciado o contador do municipio Neuri Kichler, se tivesse conhecimento do fato anos atrás. Também citou todos procedimentos legais para abertura de uma CPI.
90 dias
O assessor jurídico da Câmara também falou que aberta a CPI, a mesma tem 90 dias para sua conclusão podendo acabar somente em janeiro ou fevereiro. Acredito que que quando os vereadores se colocaram como candidatos, estavam cientes que tais ações poderiam ocorrer, mesmo que dificilmente. Então acredito que estariam a disposição para enfrentar esta jornada se necessário
Qualquer eleitor
Qualquer cidadão eleitor de Santa Terezinha ou partido político pode protocolar o pedido de abertura de uma CPI na Câmara, para o possível cassação do prefeito Genir Junckes. Já esta mais que evidente os fatos políticos que levaria o alcaide do municipio a cassação no legislativo. Mas apara isso é necessário muita atenção nos tramites legais.
Fim da Picada
Parece piada, o prefeito Genir Junckes e Adelir Ceolin continuam na prefeitura, o contador do município Neuri Kichler continua na prefeitura. Será que não será aberto nenhum processo administrativo, para afastar esta turma do executivo municipal ou vai continuar sendo a casa da mãe Joana, tudo a bangu. Realmente é o fim da Picada.
Dudu e Jonas
Os vereadores Dudu e Jonas, mostraram que a Casa de Leis precisa se posicionar, tomar uma atitude, que não se pode aceitar esta situação goela abaixo. Com certeza cabe aos vereadores resolverem esta situação ou simplesmente fecharem os olhos, sobre todas irregularidades que acontecem em Santa Terezinha.
Questionei sim, não acusei
Questionei numa publicação passada, se o presidente da Câmara Eladio Juraszek teria sido comunicado pela justiça da condenação do prefeito Genir Junckes, mas não acusei. Ontem o vereador Eladio deixou claro, que não compactua com corrupção, e que não foi informado de tal situação pela justiça. O comentário dele foi destinado a este colunista. Tenho certeza que ele fez bem ao manifestar seu pensamento e não se calar. Também digo que a coluna e jornal está sempre aberto a receber esclarecimentos e até corrigir possíveis falhas em nosso comentários e matérias, pois também somos passiveis a falhas.