Rio Negrinho decreta emergência após rastro de destruição

Rio Negrinho decreta emergência após rastro de destruição

Situação crítica em Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina, após uma tempestade que deixou um rastro de destruição e prejuízos no município, que decidiu decretar situação de emergência.

O acumulado de chuva chegou a 120 mm em apenas duas horas, segundo a Defesa Civil.

Resultado: muitos alagamentos nas ruas e até mesmo dentro de lojas e casas, apagão elétrico, quedas de árvore e de muros, como mostram as imagens abaixo.

Até o momento, segundo a Defesa Civil, foram registradas 70 ocorrências, mas o número pode aumentar ao longo do dia. Pela manhã, mais de 2 mil unidades estavam sem energia elétrica na cidade, mas aos poucos foram sendo restabelecidas e a última atualização apontava 40 residências ainda sem luz.

Segundo a Prefeitura de Rio Negrinho, 40% do município foi atingido pela chuva. Os bairros mais impactados foram o Vila Nova, Cruzeiro, Ceramarte, Quitandinha e Campo Lençol.

Alguns moradores precisaram, inclusive, de auxílio do corpo de bombeiros em deslizamentos e enxurradas. Mas, felizmente, não houve vítimas; apenas danos materiais.

Neste momento, a cidade trabalha na limpeza e reconstrução: três frentes de trabalho foram definidas: obras para desobstrução das vias; restabelecimento do abastecimento de água e sistema de esgoto e uma terceira equipe atuando na desobstrução das barreiras que caíram.

Da mesma forma, a Defesa Civil está com frentes de trabalho e engenharia para verificar todas as casas que registraram ocorrências. A ideia é avaliar potencial risco e auxiliar no que for preciso, se houve danos. Representantes da Defesa Civil Estadual estiveram nesta quarta-feira no município para entender de perto a situação.

Agora, o relatório dos estragos e o decreto de emergência serão entregues aos governos do Estado e Federal para posterior liberação de recursos para reconstrução.

Segundo a Epagri/Ciram, o risco de temporais na região segue, pelo menos, até esta quarta-feira com possibilidade de raios, rajadas de vento intensas e queda de granizo.

FONTE: nd+

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *