Santa Catarina começa a semana com temperaturas negativas
O fenômeno resultou em geadas generalizadas, principalmente nas áreas mais elevada
Santa Catarina enfrentou um amanhecer gelado neste início de semana. Nesta segunda-feira (12), diversas cidades registraram temperaturas negativas. O fenômeno resultou em geadas generalizadas, principalmente nas áreas mais elevada.
Urupema e São Joaquim, na Serra catarinense, tiveram mínimas de -2°C e -0,7°C, respectivamente, por volta das 5h. O frio intenso é resultado da presença de uma massa de ar polar sobre a região, que deve persistir ao longo dos próximos dias.
Outras cidades do estado também enfrentaram baixas temperaturas. Painel, na Serra catarinense, registrou mínima de 0,8°C, enquanto Monte Castelo, no Norte, viu os termômetros chegarem a 1,1°C.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que o vento sul, com rajadas entre 60 e 80 km/h, deixou o mar bastante agitado ao longo do dia. A previsão é de ressacas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas atingindo até 4,5 metros. O risco de erosão costeira é alto devido à intensa agitação marítima.
A previsão para terça-feira indica que o frio intenso continuará, com mínimas entre 0 e 5°C na maior parte do estado, e podendo chegar a -5°C na Serra. Embora o sol prevaleça, a sensação térmica de frio persistirá, mas sem previsão de chuvas. Uma mudança na direção do vento é esperada, o que pode ajudar a reduzir a agitação marítima.
Fonte Jornal Razão