Santa Catarina lidera ranking nacional de praias em selo Bandeira Azul
A premiação Bandeira Azul, realizada anualmente, é voluntária, ecológica e é a maior certificação global de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo
A ONG Foundation for Environmental Education (FEE) publicou o resultado da lista de praias, marinas e embarcações turísticas com selo Bandeira Azul. Santa Catarina foi o estado que liderou o ranking de praias, com 15 locais balneáveis (encontradas em sete cidades diferentes), e, ainda, com quatro marinas certificadas. Ao todo, nacionalmente, 31 praias foram premiadas.
:: Confira as praias catarinenses com selo Bandeira Azul
- Praia do Estaleiro — Balneário Camboriú
- Praia do Estaleirinho — Balneário Camboriú
- Praia de Taquaras — Balneário Camboriú
- Praia de Piçarras — Balneário Piçarras
- Praia da Ponta do Jacques — Balneário Piçarras
- Praia de Quatro Ilhas — Bombinhas
- Praia de Mariscal — Bombinhas
- Praia da Conceição — Bombinhas
- Lagoa do Peri — Florianópolis
- Praia Grande — Governador Celso Ramos
- Praia do Ervino — São Francisco do Sul
- Praia do Forte — São Francisco do Sul
- Praia Grande — São Francisco do Sul
- Praia da Saudade — São Francisco do Sul
- Prainha de Itá — Itá
Além de possuir praias seguras e com qualidade ambiental certificada, Santa Catarina ainda realizou um feito inédito. Segundo a FEE, a praia de Itá, localizada no reservatório de Itá, no rio Uruguai, foi a primeira fluvial brasileira a ser certificada com o selo.
O selo Bandeira Azul também avalia marinas e embarcações de turismo e, nesse setor, Santa Catarina também recebeu destaque, com quatro certificações — no total, o Brasil teve 11 locais premiados.
:: Confira a lista catarinenses com selo Bandeira Azul
- Tedesco Marina — Balneário Camboriú
- Iate Clube Santa Catarina Veleiros da Ilha — Florianópolis
- Marina da Conceição — Florianópolis
- Marina Itajaí — Itajaí
A avaliação final foi divulgada no dia 26 de setembro por um júri internacional em Copenhague, na Dinamarca. Antes dessa etapa, o júri nacional já havia realizado, no fim de maio, uma pré-aprovação de 45 candidatos (entre eles, 34 praias e 11 marinas), em que analisaram critérios como qualidade da água, gestão ambiental, turismo sustentável, segurança e responsabilidade social. As praias e marinas brasileiras reconhecidas receberão os certificados em novembro, em Balneário Camboriú.
FONTE: RCN