São Bento promove o 1º Seminário Municipal de Educação Inclusiva
Nesta sexta-feira (07), o prefeito Antonio Tomazini participou da solenidade de abertura do 1º Seminário Municipal de Educação Especial e Perspectiva da Educação Inclusiva no município de São Bento do Sul. O evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e a Apae do município, ocorre no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck.
Durante a abertura, Tomazini destacou a grande importância da inclusão social principalmente em ambientes educacionais do município. “Agradeço imensamente a todos os profissionais da rede municipal de ensino, da APAE e AMA de nossa cidade pelo belíssimo trabalho que realizam. Através destas atitudes conseguimos ensinar nossas crianças e adolescentes a como viver em uma sociedade com mais inclusão social. Desejo uma excelente capacitação e que todos possam viver em um mundo com mais igualdade”, destacou.
A abertura do evento também contou com a presença do Presidente da Comissão, Deputado Dr. Vicente Caropreso, presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, Secretário de Educação, Josias Terres, e demais representantes.
Programação – Voltado a profissionais da educação municipal e dos centros educacionais especializados, com Apaes e Amas, e familiares de pessoas com deficiência, o evento será realizado ao longo do dia e a programação inclui palestras com especialistas na área da educação inclusiva, exposição de recursos de tecnologia assistiva e apresentações artísticas.
No período da manhã, o professor Leandro Bezerra Rodrigues, que atua nos cursos de extensão universitária e pós-graduação na área de educação inclusiva do Instituto Itard, falou sobre a “Flexibilização Curricular na Prática: a importância de estratégias diversificadas na condução de práticas inclusivas que considerem as necessidades educacionais especiais de cada estudante”.
No período da tarde serão realizadas duas palestras. O coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, David Crispin, vai abordar o tema “Inclusão Social e Quebra de Paradigmas”. Já o professor doutor José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, que atua principalmente nas áreas de educação inclusiva, filosofias da diferença e formação de professores, tratará do tema “Inclusão: o que é e como fazer?”.