Banner CelularBanner PC

Secretário de educação de São Bento do Sul deve entrar na justiça contra acusações da professora Marta Cassol

Secretário de educação de São Bento do Sul deve entrar na justiça contra acusações da professora Marta Cassol

O secretário de educação, Josias Terres, deve entrar com uma ação judicial contra matéria paga e publicada no jornal A Gazeta de hoje, onde a professora Marta Helena Carini Cassol, acusa o professor como sendo autoritário e também por não respeitar as Leis de Diretrizes e Base da Educação – LDB, entre outras imputações, inclusive sobre sua vida particular.

Josias deve assinar a ação judicial, como pessoa física, onde a professora deve então se explicar na justiça, principalmente sobre o autoritarismo, a troca da grade curricular, e outras ações.

Mas, pelo que se sabe, Josias foi indicado como cargo de confiança do prefeito Tomazini.

Outra questão, explica Josias, é que todas as mudanças e ações na secretaria passaram pelo Conselho Municipal de Educação.

A professora assina a referida matéria, como sendo a representante da ‘comunidade escolar’, já que somente ela assinou o protesto.

Explicações do secretário

“Prezados Professores,

Gostaríamos de informá-los sobre as atualizações em nossa grade curricular. Para incorporar a disciplina de Pensamento Computacional do 6º ao 9º ano, a qual é obrigatória para 2025, realizamos ajustes em algumas disciplinas existentes. Essa mudança está alinhada às diretrizes da BNCC Computação e em conformidade com a Lei 14.533 de 2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital.

A alteração já foi apresentada, discutida e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME-SBS), assegurando a legalidade do processo e o equilíbrio da nova grade curricular. A inclusão do Pensamento Computacional para os anos finais é essencial para desenvolver nos estudantes habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, compreensão do mundo digital, programação e robótica, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo, assim como já implantamos nos anos iniciais (1º ao 5º ano) que tem sido muito positivo para rede.

Relevância e Condições de Implementação

– SAEB e IDEB: Os conteúdos dessa disciplina possivelmente serão avaliados no próximo SAEB, influenciando diretamente no IDEB.

– VAAR/FUNDEB 2026: A implantação até 2025 é necessária para que o município possa receber recursos financeiros adicionais do VAAR/FUNDEB em 2026.

– Capacitação Docente: As equipes técnicas da SEMED já estão participando de orientações/treinamentos promovidos pelo MEC/UNDIME, para uma implementação qualificada e eficiente.

Justificativa da Escolha do Componente Curricular- A opção por implementar o Pensamento Computacional como componente curricular se faz necessária devido:

– investimento em equipamentos tecnológicos já realizados e os previstos em planejamento.

– programação de treinamento especializado para docentes que será intensificado no próximo ano.

– acompanhamento pedagógico específico na disciplina.

-compromisso com o Pacto da Inovação, que reforça a importância de preparar estudantes para os desafios do futuro.

-contratação de consultoria para estruturar toda a implementação e monitoramento. (SESI – UDESC) parcerias em  tratativas.

Temas da Reunião de hoje (para professores)

1. Apresentação da BNCC Computação.

2. Discussão sobre a Lei 14.533 e a obrigatoriedade da Política Digital Nacional.

3. Importância da implantação para atender à condicionante do VAAR/FUNDEB.

4. Legalidade do processo, já aprovada pelo CME-SBS.

5. Estrutura da grade curricular, ajustada dentro da legalidade e com equilíbrio.

6. Decisão da SEMED por adotar o componente curricular “Disciplina – Pensamento Computacional”, focando no desenvolvimento dos estudantes e na formação dos professores.

7. Possibilidade de lotação na disciplina;

8. Escuta ativa dos professores para alinhamento e sugestões.

Agradecemos imensamente a dedicação e comprometimento de todos nesse momento de transição. Contamos com o apoio de vocês para consolidar uma educação de excelência em São Bento do Sul.

Atenciosamente,

Secretaria Municipal de Educação

São Bento do Sul, 18 de novembro de 2024″

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *