Seminário aborda alimentação escolar
Na última semana, a Secretaria de Educação de São Bento do Sul (SEMED), juntamente com Epagri, Cecane, UFSC, Univille e Amunesc, promoveram o 1º Seminário da Alimentação Escolar da Região Nordeste de Santa Catarina. Além dos profissionais de educação de São Bento do Sul, o evento contou com a participação de representantes dos municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e região.
Diversas palestras e diálogos foram realizados na ocasião, a fim de buscar compartilhar boas práticas, atualizações e informações para os profissionais que atuam com o programa de alimentação escolar, conforme relata a nutricionista da Secretaria de Educação, Letícia Pimentel. “Os temas abordados foram introdução alimentar e seletividade alimentar. Além dos especialistas, relatos de pais foram apresentados para compartilhar estes casos sob a perspectiva da família”, explicou.
A primeira palestra abordou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as mudanças que sofreu, ministrada por Leticia. Após, houve uma mesa redonda com o médico pediatra Matheus Fernandes Leite e as nutricionistas Alessandra Neubauer e Luana Freitas. Também palestrou a terapeuta ocupacional, Franciele Monica Prestes, e os trabalhos foram concluídos com a apresentação do caso de sucesso da abordagem adotada pelo município de São Francisco do Sul, com a nutricionista Franciane Macedo.
A nutricionista da SEMED refletiu sobre a relevância deste momento. “Foi uma troca muito interessante para os profissionais, onde pudemos falar e aprender sobre como trabalhar com essa criança, qual o papel de cada um dos atores neste processo, pois é um leque de pessoas que precisa atuar juntas para que possa se evoluir nos tratamentos e na qualidade de vida destes alunos”, avaliou a Letícia.