SEMINÁRIO DE AUTISMO

No último dia 25 de agosto, profissionais da educação de São Bento do Sul participaram do 1º Seminário de Autismo realizado no município de Jaraguá do Sul. O evento reuniu professores de atendimento educacional especializado -AEE e representantes da Secretaria Municipal de Educação, em um ambiente de debate e aprendizado sobre como promover uma educação inclusiva para pessoas com autismo.
A iniciativa visou proporcionar um espaço enriquecedor para a troca de conhecimentos, experiências e estratégias no campo da educação voltada para o público com autismo. Os participantes destacaram a importância desse tipo de evento como uma oportunidade para promover a sensibilização e a conscientização da sociedade em relação às necessidades e potencialidades das pessoas com deficiência.
O seminário contou com a participação ativa de professores de atendimento educacional especializado da rede municipal de ensino de São Bento do Sul, que desempenham um papel fundamental na construção de ambientes educacionais inclusivos. Esses profissionais, por meio de suas experiências e expertise, compartilharam práticas pedagógicas bem-sucedidas, estratégias de ensino adaptado e métodos para a promoção da interação entre alunos autistas e seus colegas, assim como alunos com outras deficiências para além do autismo.
De acordo com Josias Terres, Secretário de Educação, “oportunizamos essa viagem para nossos profissionais, para aprenderem cada vez mais desse universo da educação inclusiva. A presença conjunta de educadores e representantes da Semed reforçou o caráter colaborativo e sinérgico necessário para impulsionar ainda mais a inclusão na rede municipal de ensino de São Bento do Sul”, disse.
Ao final do seminário, os participantes saíram com uma bagagem renovada de conhecimentos e perspectivas para aplicar o aprendizado em suas práticas educacionais e em suas ações cotidianas. A participação no evento não apenas fortaleceu a rede de profissionais comprometidos com a inclusão, mas também reforçou a mensagem de que a inclusão precisa ser cada vez mais potencializada.