TREINO DO PROJETO PERNAS SOLIDÁRIAS EM CAMPO ALEGRE
Campo Alegre recebeu na manhã do último domingo (25) aproximadamente 50 pessoas entre atletas, pais e voluntários para um treino do Projeto Pernas Solidárias de São Bento do Sul. O evento foi realizado na Cascata Paraíso pelos voluntários do projeto em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
O projeto Pernas Solidárias foi implantado em São Bento do Sul em 2017, no entanto, por questões pessoais, quem estava a frente da iniciativa precisou dar uma pausa nos trabalhos em 2021. Neste mesmo período um programa similar realizado em Rio Negro e Mafra e abraçou a região, começou a trazer os triciclos para as corridas e chamar os paratletas locais para participar. Foi assim que Priscila e outros colegas ficaram sabendo da existência do projeto e decidiram se unir para ativá-lo novamente.
As atividades foram retomadas oficialmente em 2 de dezembro de 2023 com a participação na Maratoninha e na 5ª Corrida Noturna de Rio Negrinho. Logo depois, os são-bentenses levaram o projeto para mais dois eventos: a 1ª Corrida Amigos da Saúde do Hospital Sagrada Família e a Corrida dos Anjos em Itajaí.
O objetivo do Pernas Solidárias, segundo Priscila, é promover a inclusão e o esporte é visto como uma das principais ferramentas para isso. Ela também lembra que a ideia não é abraçar apenas cadeirantes. “Temos pessoas com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, deficiência visual, síndromes raras. É para qualquer pessoa, independente qual seja a deficiência”, ressalta.
Campo Alegre tem os atletas Edenir dos Santos, Josi Slominsky e sua filha Camila dos Santos que fazem parte do projeto e participam de várias competições no estado e no país como é o caso da Prova de São Silvestre, na qual Camila levou o 1º lugar na categoria Especial – CCG – Cadeirantes com Guia Feminino em um percurso de 15 km.
O treino foi dividido nas etapas: montagem dos triciclos; condução; segurança durante a condução; rodagem e tira dúvidas.