Tubulações antigas e ligações irregulares causam problemas nas vias do município
Um dos serviços com maior número de solicitações para a Secretaria de Obras de São Bento do Sul é a drenagem pluvial das vias. Por conta das chuvas intensas dos últimos 4 meses, vários locais têm sofrido com problemas de rompimento da tubulação, devido a rede ser antiga e estar danificada em vários pontos da cidade. Também, situações são verificadas pelas equipes com ligações irregulares de esgotamento sanitário conectadas à rede pluvial dos imóveis.
Segundo levantamento da Secretaria de Obras, são mais de 160 locais que necessitam de reparos. “Estamos trabalhando intensamente para resolver essas situações. Porém, temos que atender as emergências que ocorrem constantemente, como no caso da Rua XV, em Rio Natal, que teve travessas e tubulação estouradas, deixando a via interditada. Após a conclusão neste local, seguiremos para outras vias que estão no cronograma. Atualmente, temos cinco servidores para atuar na manutenção de drenagem pluvial de todo o município e por conta disso, os locais mais afetados são atendidos primeiramente. Além disso, o que agrava a situação além das chuvas, são ligações incorretas de esgoto na rede pluvial, o que causa ainda mais prejuízo nas tubulações das vias”, explicou o secretário de Obras, Luiz Neri Pereira (Magrão).
Para auxiliar nos trabalhos, a Prefeitura contratou uma empresa especializada, onde a terceirização visa avançar nas intervenções nas ruas municipais. “Agora, estamos solicitando que a empresa venha se instalar o mais rápido possível no município, com equipe e maquinário. Com isso, iremos providenciar que vias importantes recebam as melhorias com mais agilidade”, disse Magrão.
Se liga na rede – Uma outra iniciativa da Prefeitura, através do Samae, é o programa “Se liga na rede”. O projeto tem como objetivo, promover a interligação de todos os imóveis (residenciais e comerciais) atendidos por rede de esgoto e auxiliar aos munícipes na ligação correta nas tubulações.
Atualmente, segundo dados do Samae, São Bento possui mais de 2 mil ligações irregulares. Através do programa, busca-se uma aproximação do poder público com o munícipe com o intuito de orientar e oferecer condições para que o cidadão possa se regularizar.
Também é atribuição do programa notificar o proprietário do imóvel que apresenta inadequações, oferecendo os devidos prazos legais e alertar sobre os riscos de multa e ação por parte do Ministério Público de Santa Catarina.
Denuncie – Caso você veja alguém realizando ligações indevidas, denuncie. A ouvidoria municipal possui atendimento virtual pelo aplicativo Atende.Net, ou se preferir ligue para os telefones (47) 3631-6004 ou 156.